Ads Top

O que aconteceu com o primeiro cientista a criar bebês editados geneticamente?

O mundo científico está evoluindo cada vez mais e isso não é novidade para ninguém. Podemos perceber isso com as diversas realizações, onde os cientistas já conseguiram até mesmo fazer uma clonagem animal. Não satisfeitos com isso, passaram a se dedicar ainda mais, a fim de progredir em diversos campos. Novas descobertas para a medicina, evolução no estudo humano, como um todo e no meio animal, estão entre os maiores feitos da ciência. No entanto, o que chamou a atenção nos últimos anos, foi o cientistas que criou bebês “editados geneticamente”. Você, provavelmente, deve ter visto essa notícia em algum lugar, né?

Após um bom período desaparecido, levantaram-se várias suspeitas de que o governo da China teria matado He Jiankui. O cientista foi o responsável por criar os bebês editados geneticamente, causando assim uma euforia no mundo todo. No entanto, um tribunal chinês condenou recentemente o cientista. O seu feito “criminoso” aconteceu em 2018, e esses História. O homem foi condenado a três anos de prisão e teve que pagar uma multa de 3 milhões de yuans, aproximadamente, 1730 milhões de reais.

Experimento com os bebês

A corte da cidade de Shenxhen, província de Guangdong, também destacou o grande perigo social desse experimento de He Jiankui. Seu feito foi considerado um “ato ilegal”. Em novembro de 2018, o cientista anunciou que tinha utilizado uma tecnologia de edição de genes, para fazer o experimento. Essa tecnologia é conhecida como CRISPR-Cas9. Com ela, foi possível mudar os genes dos bebês, que eram duas meninas gêmeas, que se encontravam em fase de gestação. De acordo com várias fontes, elas teriam nascido no mesmo mês ou em outubro.

As gêmeas, chamadas de Lulu e Nana, nasceram como um resultado de experimento. O teste que chamou a atenção de pessoas do mundo todo, foi realizado por uma equipe, que tinha como líder He Jiankui. O homem é um pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia do Sul de Shenzhen. Foi ele quem manipulou o genoma dos dois embriões, buscando assim, um bom resultado. Ele esperava que os mesmos apresentassem imunidade à infecção por HIV.

A notícia rodou o mundo. Isso porque se trataria do primeiro caso de seu tipo na História. He Jiankui tentou fazer com que o estudo fosse aceito pela Nature e a RTevista de Associação Médica Americana, a JAMA. No entanto, o seu trabalho foi instantaneamente questionado pela comunidade científica e sequer chegou a ser publicado por essas ou outras revistas.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Essa matéria O que aconteceu com o primeiro cientista a criar bebês editados geneticamente? foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.