Ads Top

Já é ano novo na Austrália: conheça mais sobre o país

A Opera House, em Sidney, na Austrália (Foto: Pixabay)

 

Todo ano é a mesma história: mal começa a tarde do dia 31 no Brasil e “já é ano novo na Austrália”. Mas o país da Oceania é muito mais do que um simples "marco" por estar a até 14 fusos horários na frente do Brasil em sua parte mais oriental (a diferença de horários, por sua vez, pode mudar de acordo com horários de verão/inverno). Com pouco mais de 25 milhões de habitantes, a grande maioria vivendo a menos de 100 quilômetros da costa, a Austrália é quase do tamanho do Brasil. Conheça algumas curiosidades sobre o país:

Colonização inglesa
Estima-se que a Austrália seja habitada por humanos há mais de 40 mil anos. No século 16, navegadores holandeses encontraram a terra identificada nos mapas como "australis incognita". Dois séculos depois, o navegador britânico James Cook comandou uma expedição ao território para iniciar a colonização do local, que serviria como uma colônia penal, usada para exilar prisioneiros. A população aborígene que existia no país, estimada em 350 mil, começou a ser dizimada por doenças infecciosas trazidas pelos europeus e por guerras durante a expansão territorial.

 

Corrida pelo ouro
No início da década de 1850, reservas de ouro foram encontradas no continente, levando milhares de colonos a se mudarem para lá. A população, que até então era composta por cerca de 50 mil presos, saltou para 1,5 milhão em 1861. A maioria eram colonos em busca de melhores condições de vida. Em 1854, os imigrantes se rebelaram contra as taxas de licença de mineração, evento que ficou conhecido como a Rebelião de Eureka Stockade.

Rumo à independência
Entre 1855 e 1890, as seis colônias começaram a adquirir um governo próprio para a gestão de seus assuntos. Em 1907, a Comunidade da Austrália foi criada e mudou o status de colônia para domínio do Império Britânico. Anos depois, em 1931, um estatuto foi criado para terminar com as principais ligações constitucionais entre o país e o Reino Unido. O documento foi adotado em 1942 e a Austrália hoje é um país independente, fora do domínio dos britânicos no governo. Ela é uma democracia federal parlamentar e também uma monarquia constitucional, pois faz parte da Comunidade Britânica de Nações, organização intergovernamental composta por 53 países independentes que fizeram parte do Império Britânico e que tem como chefe a rainha da Inglaterra.

Geografia singular
Embora seja considerada o menor continente do mundo, a Austrália é o sexto maior país em área. As paisagens variam de picos montanhosos que chegam a ter mais neve que os Alpes Suíços, a um grande deserto na região central conhecido como Outback. Por causa do isolamento e das variáveis climáticas, a maior parte da vista da Austrália é única: 85% das flores, 84% dos mamíferos, 45% das aves e 89% dos peixes são endêmicos do país. Os australianos também têm uma das economias mais fortes do mundo e um Índice de Desenvolvimento Humano muito alto (ocupa a terceira posição do ranking).

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.