Ads Top

É preciso tirar tudo da tomada durante uma chuva?

Descargas elétricas podem queimar eletrônicos que estão na tomada
Descargas elétricas podem queimar eletrônicos que estão na tomada Pixabay

Um medo frequente no verão é perder algum eletrodoméstico durante uma forte chuva no fim da tarde. Algumas pessoas preferem tirar tudo da tomada para evitar que uma sobre carga na rede elétrica queime algum equipamento.

Apesar de parecer uma medida extrema, desligar e desconectar os eletrônicos é uma medida que pode evitar prejuízos.

"Quando a energia elétrica é reestabelecida, a voltagem na tomada pode ser superior à 110 ou 220 volts por alguns segundos. Isso é suficiente para queimar um equipamento que está conectado à rede elétrica" explica o professor do programa de engenharia elétrica da Coppe/UFRJ e life fellow do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), Edson Watanabe.

Além, de tirar os eletrônicos da tomada, Edson orienta esperar alguns minutos antes de ligar tudo novamente para não pegar o pico de tensão na rede. 

Mesmo que algum eletrodoméstico não esteja sendo usado no momento da chuva também é possível que um raio cause um dano. Os aparelhos mais modernos podem ter recursos de segurança contra descargas, mas o especialista aconselha tirar da tomada mesmo assim.

O professor explica que as residências que ficam em regiões isoladas correm mais riscos exigem ainda mais atenção. "Nos locais onde existe uma grande concentração de casas ou em um prédio, o risco de uma descarga elétrica queimar algum eletrônico é menor porque a tensão é dividida entre todos."

Veja também:

Cachorros encontram fóssil de 65 milhões de anos em passeio na praia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.