Ads Top

10 filmes mais influentes da década

Os filmes são capazes de nos levar para mundos desconhecidos. Alguns preferem ver comédias, para dar algumas boas risadas, outras pessoas gostam de ver romances, para se envolver na história de amor dos personagens principais, e existem ainda as pessoas que adoram sentir medo com um bom filme de terror.

Assistir um bom filme é sempre um bom passatempo. Além de ser uma forma de entrarmos em contato, com outros mundos. Alguns, que nunca iríamos conhecer, se não fosse por esses longa-metragens. Desde a criação da sétima arte, vários filmes já foram feitos e histórias contadas.

Décadas se passaram, algumas produções viraram clássicos, e como essa produção nunca para, sempre temos filmes para ver e eles marcam suas décadas. Nós estamos prestes a virar uma década, e por isso, o jornal The New York Times divulgou a lista dos filmes que mais influenciaram a década de 2010.

De acordo com o jornal, esses longas fizeram a “diferença no mundo do entretenimento e foram além”. Mostramos aqui quais são os filmes escolhidos.

1 – Sniper Americano

O filme é dirigido por Clint Eastwood e tem Bradley Cooper como protagonista. Nele, vemos a história de vida de Chris Kyle, que foi um famoso franco-atirador do Navy SEAL.

Esse filme levantou a bandeira pró-militar e pró-arma. E de acordo com o jornal, “mostrou para que lado os ventos políticos estavam uivando”.

2 – Blackfish

Esse documentário, de 2013, conta a história de Tilikum, uma baleia assassina performática, que matou várias pessoas em cativeiro. Foi esse filme que conscientizou as pessoas dos maus-tratos que os animais estavam recebendo no parque SeaWorld.

E depois de três anos do lançamento do filme, o parque anunciou que iria encerrar o show, em alguns dos seus 11 parques, nos Estados Unidos.

3 – Missão Madrinha de Casamento

O filme ajudou a quebrar o estigma de que mulheres não podem ser engraçadas. Com o elenco principal feito apenas por mulheres, o longa mostra que nem tudo no pré-casamento é um mar de rosas. Além também de ajudar a criar um debate sobre a romantização dos relacionamentos e do casamento.

4 – Frozen

O filme é de 2013, mas já é um clássico da Disney. Segundo o New York Times, Elsa “anunciou o poder do público feminino no cinema”. O filme também mudou a tradição dos contos de fada da Disney, para a nova geração.

5 – Corra

O filme de Jordan Peele é um ótimo exemplo para o novo tipo de terror e suspense, que o cinema vem mostrando. Para o New York Times, ele tem uma “sátira supremacista” para o contexto político, depois que Donald Trump foi eleito, em 2016.

6 – Jogos Vorazes: Em Chamas

O longa faz parte da saga, que é baseada nos livros de Suzanne Collins. Nos filmes da saga, vemos a reafirmação do poder das protagonistas femininas. A personagem, interpretada por Jennifer Lawrence, Katniss Everdeen, é líder de uma rebelião contra o sistema em que vive e tem um poder de liderança muito forte.

7 – Os Vingadores

Foi esse o primeiro filme, lançado depois que a Marvel Studios foi comprada pela Disney, sendo assim um marco na história cinematográfica, com relação a filmes de super heróis. Ele anunciou o domínio da Marvel nesse quesito.

8 – Moonlight

O longa fez história por ter ganhado o Oscar de melhor filme, tendo o primeiro diretor negro a ganhar na categoria. O filme mostra a vida de um jovem negro, morador de uma comunidade pobre de Miami, que sofre bullying e enfrenta a tentação do crime e das drogas.

Além disso, Moonlight também deu uma visibilidade maior para o debate sobre o racismo e reafirmou a importância do tema nos Estados Unidos da atualidade.

9 – Okja

O filme de Bong Joon Ho, conta a história de uma menina e seu porco geneticamente modificado. Ele foi lançado na plataforma de streaming, Netflix. E foi exatamente isso que abalou a indústria cinematográfica. Ele mostrou que as linhas entre telas grandes e pequenas estão, cada vez mais, desaparecendo.

10 – Star Wars: O Despertar da Força

Esse filme começou uma nova trilogia dessa saga já conhecida e amada pelo público. O longa conseguiu recuperar a energia pop dos três filmes originais. E deu um espaço ainda maior para as mulheres e personagens negros. Segundo o New York Times, o resultado foi popular no mundo todo.

Essa matéria 10 filmes mais influentes da década foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.