Ads Top

10 jogos mais bem avaliados de toda a década

Com 2019 se aproximando de sua reta final, estamos cada vez mais perto de concluir outra década. Ao passo que muitos acontecimentos marcaram diversas áreas nos últimos dez anos, é difícil destacar os mais notáveis. No entanto, grandes avanços tecnológicos foram alcançados em inúmeros ramos, principalmente no segmento cultural. Sendo assim, resolvemos falar sobre o quão favorável esse período foi para o mundo dos games. Só para ilustrar, tivemos o lançamento do PlayStation 4, Xbox One e Nintento Switch. Além disso, com a chegada de novos consoles, os catálogos de games receberam títulos absolutamente fantásticos. De Batman: Arkham City, onde a Rocksteady aperfeiçoou os gadgets de seu antecessor, até Red Dead Redemption 2, onde a Rockstar desenvolveu seus personagens de forma aclamada, existem muitas disparidades. Contudo, esses jogos, assim como outros que listamos abaixo, são referências, quando se tratam de boas avaliações.

Ademais, é importante lembrar que essa seleção não é baseada em subjetividade e clubismo. Muito pelo contrário, os critérios, utilizados para as seguintes escolhas, se baseiam na aclamação crítica. Sendo assim, resolvemos utilizar o ranking do Metacritic, para determinar o top 10. Por isso, caso você sinta falta de algum game que considere muito bom, lembre-se que críticas não detêm toda a razão do mundo. Ainda mais por não conseguirem medir seu nível de influência, impacto cultural ou legado, que são critérios subjetivo. A seguir, você pode conferir os 10 jogos mais bem avaliados da década.

10 – The Last of Us | Metacritic: 95

The Last of Us é um exemplo de aclamação pela crítica especializada. Além de ter o desenvolvimento de seus personagens elogiado nas avaliações, a história, subtexto, projeto visual, artístico e representatividade femininas e LGBT, são tópicos enaltecidos com frequência. Em suma, The Last of Us é considerado um dos títulos mais importantes da sétima geração de consoles e já foi incluído entre os melhores jogos eletrônicos da história.

9 – Red Dead Redemption | Metacritic: 95

Além de ser um sucesso comercial, Read Dead Redemption recebeu elogios voltados para suas paisagens, ambientes e gráficos. Ademais, música, sons e dublagem também receberam várias avaliações positivas. Apesar de seu aspecto multijogador ter dividido as críticas, isso não atrapalhou o legado de RDR, que foi citado como um exemplo a ser seguido pelos jogos da oitava geração, por conta de suas “experiências poderosas”.

8 – The Elder Scrolls V: Skyrim | Metacritic: 96

O RPG eletrônico em questão foi desenvolvido pela Bethesda Game Studios e publicado pela The Elders Scrolls. Ademais, o título é o quinto jogo principal da série The Elder Scrolls, seguindo The Elder Scrolls IV: Oblivion. Seu lançamento, em novembro de 2011, incluiu plataformas como PS3, Xbox 360 e Microsoft Windows. Por fim, The Elder Scrolls V: Skyrim é o primeiro jogo ocidental da história a receber nota máxima na conceituada BGS.

7 – Mass Effect 2| Metacritic: 96

O segundo jogo da série, desenvolvida pela BioWare, foi lançado para Xbox 360 e Windows PC, em janeiro de 2010. Não demorou para que o mesmo se tornasse um sucesso entre a crítica mundial. Além disso, comercialmente, Mass Effect 2 não deixou a desejar. Só para ilustrar, apenas uma semana após seu lançamento, o jogo já havia vendido mais de dois milhões de cópias no mundo inteiro. Ademais, chegou a ser considerado o terceiro melhor jogo já lançado para Xbox 360 e o décimo quarto melhor jogo de todos os tempos.

6 – Batman: Arkham City | Metacritic: 96

Assim como tudo envolvendo um dos três pilares da DC, o jogo, baseado na mitologia do Cruzado Encapuzado, foi um êxito. Após seu lançamento em 2011, o título ganhou diversos prêmios, entre eles: Melhor Jogo Adaptado; Melhor Jogo de Ação e Aventura, Melhor Jogo para Xbox 360 e Melhor Personagem. A recepção do jogo foi tão positiva que, em maio de 2016, a Rocksteady e a Warner Bros. anunciaram a remasterização do jogo, para os consoles Xbox One e PlayStation 4.

5 – Super Mario Odyssey | Metacritic: 97

Apesar de não ter sido considerado tão revolucionário quanto o Super Mario 64, as notas recebidas pelo Super Mario Odyssey mostram que o jogo não deixou de se consolidar como um sucesso. O maior exemplo disso foi a conquista da tão almejada aclamação por parte da crítica especializada. Por fim, mesmo diante dos porém, o título se tornou um dos jogos mais bem avaliados da história.

4 – Super Mario Galaxy 2 | Metacritic: 97

Mesmo diante das inevitáveis comparações com o jogo original, Super Mario Galaxy 2 foi considerado o “novo melhor jogo do wii”. Ademais, para a X-Play, o jogo é o resultado da experiência de 20 anos de jogos de Mario postos em um jogo “fantasticamente concebido e criativo”. Como resultado disso, tivemos um sucesso de vendas e de críticas.

3 – The Legend of Zelda: Breath of the Wild | Metacritic: 97

Pra começar, Breath of the Wild quebrou recordes de vendas de lançamento da Nintendo em várias regiões. Em seguida, após sua estreia, foi discutido como ele afetaria outros títulos semelhantes de mundo aberto e sobrevivência no futuro. Aparentemente, os debates geraram criticas construtivas que acarretaram uma sequência direta ainda sem título. Anunciado pela Nintendo na Electronic Entertainment Expo de 2019, novo jogo foi concebido durante o planejamento dos conteúdos para download de Breath of the Wild. Em suma, ideias boas surgiram e decidiram utilizá-las em um título totalmente novo.

2 – Grand Theft Auto V | Metacritic: 97

A franquia de GTA já fala por si só. Ao passo que seus antecessores foram super bem recebidos, GTA V chegou carregando uma enorme possibilidade. No entanto, o jogo deu conta do recado. Pra começar, os críticos elogiaram a fórmula de três protagonistas, as missões de assalto e apresentação. Porém, alguns discordaram sobre a qualidade da história e personagens. De qualquer forma, apesar da divisão das críticas, as vendas se provaram suficientes, visto que o jogo arrecadou mais de oitocentos milhões de dólares mundialmente, em apenas 24 horas após seu lançamento.

1 – Red Dead Redemption 2 | Metacritic: 97

Red Dead Redemption 2 foi a prova de que a Rockstar é mestre em se superar, sendo considerada a melhor narrativa da produtora. Apesar de algumas críticas quanto aos comandos do jogo, o título teve a melhor abertura de vendas, num fim de semana, na história do entretenimento.

Essa matéria 10 jogos mais bem avaliados de toda a década foi criada pelo site Fatos Desconhecidos.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.