Ads Top

Esta escola indiana vai ensinar crianças a serem felizes

Se um dia você passar por uma escola perto de Chennai, no sul da Índia, encontrará estudantes em salas de meditações repletas de árvores, um laboratório e cozinhas. Salas de aula? Nenhuma. Preparação para provas? Pode esquecer.

O motivo é simples: o objetivo da escola primária Riverbend School é ensinar às crianças felicidade — antes de disciplinas estudantis tradicionais.

Os fundadores da escola, atualmente em construção, vêm do universo do empreendedorismo, e não da educação. Para eles, esta é a oportunidade de abordar o mundo da aprendizagem de uma maneira radicalmente diferente.

O campus imita uma vila — ao invés de uma praça central, há um espaço comum. No lugar de prédios comerciais, construções acadêmicas. Escrituras hindus serão utilizadas para ensinar os alunos a “viverem uma vida mais feliz e plena”.

Segundo o cofundador Kiran Reddy, a ideia é subverter um conceito ocidental: o de que o ambiente controla a felicidade e, por conta disso, é preciso tomar conta desse espaço. “Na filosofia ocidental, acredita-se que você controla a felicidade através da mente — como você percebe as coisas, então pode desconectar o ambiente de sua felicidade”, disse em entrevista à Fast Company.

Ao contrário de seguir uma grade específica, estudantes decidirão o que querem aprender — e buscarão isso através de experiências próprias, seja em um seminário de literatura indiana, meditação ou ajudando a desenvolver um software com colegas em um laboratório específico para esta função.

A escola deve terminar de ser construída em 2020 — e o campus também incluirá um instituto de pesquisas para estudar a efetividade das técnicas ali aplicadas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.